Quando me tornei Gerente da carteira Pessoa Jurídica numa agência bancária, o meu propósito era ajudar pequenos empreendedores a prosperarem. Um dia atendi a Bárbara, uma empresária da cidade que queria expandir sua mercearia, mas estava endividada e sem acesso a crédito. Em vez de somente negar o financiamento, orientei a Bárbara sobre como reorganizar suas finanças, melhorar seu fluxo de caixa, conectei ela com um programa de Educação Financeira e uma planilha de ganhos e gastos. Seis meses depois, Bárbara voltou com um histórico financeiro mais saudável e conseguiu a linha de crédito.
Hoje, sua mercearia dobrou de tamanho e ela contratou mais duas funcionárias. Bárbara tornou-se uma defensora da Instituição financeira trazendo outras empreendedoras para serem clientes e fidelizou muito ao relacionamento comigo. Percebi, que eu não apenas vendia crédito, cartões, consórcios, seguros e sim realizava sonhos, queria construir uma história que valesse a pena ser contada, eu tinha um propósito, um porque.
“Quem tem um “porque”, enfrenta qualquer “como”. Viktor Frankl
Quando refletimos sobre o que nos inspira, nos motiva e nos traz plenitude na vida, nos aproximamos mais da nossa essência e do que consideramos essencial para alcançar a realização pessoal. O propósito é a intenção clara de agir ou evitar algo, um objetivo que direciona nossas escolhas ao que desejamos alcançar.
Segundo o estudo “Purpose at Work Global Report” 76% das pessoas que trabalham com propósito estão satisfeitas em seus empregos. O trabalho deve ser algo que vai muito além da subsistência. Quando as pessoas se identificam com o propósito da empresa, ficam motivadas e se sentem realizadas em suas atividades.
Em outro estudo feito pela John Hopkins University, durante dois anos, revelou que 78% dos estudantes consideram que “encontrar propósito e significado para suas vidas” é o mais importante para eles e apenas 16% responderam “ganhar muito dinheiro”.
Quando encontramos nosso propósito de vida, cada tarefa deixa de ser um fardo e se transforma em uma fonte de prazer.
Por outro lado, aqueles que não reconhecem seus dons ou não compreendem para onde estão sendo conduzidos por eles, acabam vivendo sem respostas claras, sem significado real. Isso pode resultar em uma sensação de vazio, falta de direção e, consequentemente, na ausência de uma verdadeira realização pessoal e profissional.
Propósito de Vida do Professor Cláudio – Transformar pessoas em profissionais com alta performance
“Usar as minhas habilidades de ensinar, liderar e me conectar, para transformar pessoas em profissionais altamente capacitados no mercado financeiro cooperativista, mantendo-me sempre fiel aos meus princípios e valores éticos”.
Qual é o seu propósito de vida? Está conectado ao propósito da Cooperativa?



